O homem, segundo algumas linhas da psicologia, é dividido em vontade, mente e emoções, fazendo uma analogia com a biblia o homem pode ser livre-arbítrio, coração e mente. O coração é o lugar onde guardo meu tesouro (ensinos de Jesus) e também minhas mazelas (pecados) e a mente onde as coisas realmente acontecem, onde nosso sistema operacional é carregado, igual ao Windows que sai do HD e vai para memória RAM para que se possa usar. Penso que nossa alma seja assim como algo que sai do nosso coração para nossa mente para dai funcionar, perceba o texto bíblico.
"Então, disse eu: já pereceu a minha glória, como também a minha esperança no SENHOR. Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno. Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim. Quero trazer à memória o que me pode dar esperança." (Lamentações 3:18-21 RA)
No texto "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" entendo que é algo que puxo do meu coração e carrego para a minha alma que está em minha mente, afim de ditar o meu comportamento. Se eu não o fizer, o pecado que já está em meu coração irá tomar este lugar em minha alma, sem que eu queira, e este me direcionará a errar. Fazer este exercício de trazer a memória deve acontecer todos os dias quando acordamos, pois é assim que as misericordias do Senhor se renovam a cada manhã. Perceba os versos seguintes:
"As misericórdias são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade."(Lamentações 3:22-23 RA)
Agora vamos tentar ver o desenho abaixo, perceba que no fluxo há uma numeração, vou usá-la na explicação:
Caminho feliz (azul)
1) Deus semeia em nossa mente ensinos, seja de forma direta por meios de sonhos, visões ou palavras audíveis ou de forma indireta, a mais comum, usando pessoas que nos ensinam falando e vivendo os ensinos de Jesus.
2) Em nossa mente este novo ensino atrai outros semelhantes já aprendidos e quanto mais detalhes tivermos em nosso coração, mais fácil será guardar este novo ensino. Este novo ensino podemos chamar de memória que irá passar por 3 fases básicas antes de ser tornar Rhema e ser gravado em nosso coração.
Fases na mente
1) Primeiro nasce o desejo por aquilo que recebemos,
2) quando o aceito nasce o Rhema,
3) quando assumo como parte de mim este Rhema me gera vida, isto é, me aproximo do Senhor, o autor da vida.
3) O ultimo passo é gravar este Rhema em nosso coração integrando à nossa alma. Este processo acontece quando dormimos, mas especificamente na fase do sono REM (fase dos sonhos). Está fase também é conhecida pelos especialistas como a fase de consolidação das memórias. Então o ciclo se repete quando acordamos, ai voltamos ao versículo 23 de Lamentações 3.
Caminho infeliz (vermelho)
Aqui a ideia é acontecer ao contrário do que acontece acima, o ensino maligno (pecado) que também é chamado de Rhema, quando passa a fazer parte da pessoa, então onde no Rhema de Deus eu devo aceitar, aqui a ideia é rejeitar para que não chegue em nosso coração. Vou colocar as fases com as palavras adequadas.
Fases na mente
1) Primeiro nasce o desejo por aquilo que nos é imposto pelo inimigo, entenda tambem como tentação,
2) quando não o rejeitamos nasce o Pecado (Rhema),
3) quando assumimos este Pecado (Rhema) como parte de nós , ou seja, nos deixamos ser vencidos por ele, isto nos gera morte, isto é, nos afasta do Senhor, o autor da vida.
Diante do exposto, podemos inferir que em nossa mente é onde ocorre a batalha entre a natureza divina e a natureza maligna, alma carnal contra alma espiritual. Podemos entender também que a nossa mente é a porta para nosso coração o qual fica evidenciado ser o lugar mais importante em nós que deveremos guardar com todas as nossas forças.
0 comentários:
Postar um comentário