Nestes últimos dias o Senhor tem falado muito ao meu coração sobre o amor, então gostaria de fazer uma breve reflexão aqui.
Antes de entender a importância do amor é necessário entender o que ele realmente é, pois a palavra amor é muito abstrata e muitas vezes não conseguimos explicá-la, então como também tenho esta dificuldade fui buscar Nele uma explicação que gostaria de compartilhar.
Há tempos o Senhor vem me ensinando sobre emoção e sentimento, no fundo do meu coração senti que se entendesse melhor estes conceitos terei facilidade em entender outros, então vamos lá.
A emoção nada mais é do que a agitação do nosso espírito, caso queirão saber mais escrevi um outro post chamado Entendendo Q.I e Q.E. onde falo um pouco mais sobre este assunto. Já o sentimento é o tipo de movimento que nosso espírito faz, por exemplo, diante de um perigo iminente nosso espírito se agita para correr e para isto ele prepara nosso corpo com um hormonio chamado adrenalina, entre outros, que acelera os batimentos cardiáco dando aos músculos energia para fuga, quando este movimento, que é a emoção em ação, é reconhecido pelo nosso consciente, i.e nossa alma, ele ganha um nome, neste exemplo o sentimento em questão seria o de medo.
Creio que uns dos segredos do controle emocional está em identificar qual é o sentimento que está em operação no momento e atuar de forma consciente, usando nossa alma que é a sede do nosso livre arbítrio, para dar um outro direcionamento ao nosso espírito, muitas vezes falando consigo mesmo. Veja um exemplo bíblico do rei Davi:
"Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." Sl 43:5
Da mesma forma como podemos ordenar para que o medo vá embora, visualizando a situação por um outro ângulo, podemos ordenar para que sentimentos bons surjam diante de circunstâncias ruim, visualizando também a situação de uma outra forma, assim direcionando nosso espírito a se mover a favor e não contra. O maior sentimento que o ser humano pode ter é o amor. Quando se descide amar alguém, não importa o que ela te faça, você decidiu que seu espírito deverá agir da mesma forma com ela independente das circunstancias. E alguns poderão perguntar: E que forma é esta? Simples, Jesus é a forma perfeita. E é aqui que o Senhor começou a ministrar ao meu coração, Ele me disse que quando conseguimos doutrinar nosso espírito para amar aos outros independente das situações, uma linha de comunicação entre os homens é estabelecida facilitando a operação da fé criando uma atmosféra de milagres, em vários textos bíblicos está relatado que Jesus se compadecia das pessoas que precisavam de cura, ou seja ele as amava e por este Amor o poder de Deus fluía na pessoa do Espírito Santo. O Senhor me disse também que sem o amor fica muito difícil fluir o poder do Espírito, pois este é o caminho necessário para que o Espírito Santo se mova e para que eu pudesse entender melhor Ele me deu uma ilustração:
"Filho o amor é como o sangue que circula no corpo humano, pois sem ele não seria possível levar oxigineo aos órgãos e estes faleceriam debilitando o corpo".
Entendi que o oxigênio seria a figura do Espírito Santo, o corpo a igreja e os órgãos como sendo cada um de nós. Isto entrou em meu coração como uma palavra Rhema, pois pude entender o interesse do Diabo em
causar divisão entre as pessoas, o objetivo é impedir que o amor aconteça e o poder de Deus se manifeste.
Nos tempos modernos nosso adversário tem separado as pessoas usando vários meios como as redes sociais e internet, por exemplo, onde as pessoas ficam trancados em suas casas conversando por webcams, chats, voip, etc. Desta forma as pessoas vão sendo dessencibilizadas e com o passar dos tempos já não terão compaixão uma das outras dificultando o fluir do Espírito entre os homens.
Creio que precisamos rever nosso conceito sobre o amor, pois como diz o apóstolo Paulo:
" Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei." 1Co 13:2.
1 comentários:
Essa leitura me fez retomar algo que trabalhamos no último sábado. Nós estávamos falando na célula sobre a árvore e os frutos, e para isso, iniciamos uma reflexão sobre o fruto do Espírito. Bom, se tomarmos sua linha de reflexão por trilho, podemos relacioná-la com o fato de que o amor é um gomo do fruto. Em sua reflexão você fala sobre a manifestação desse fruto, do amor como algo que é de total interesse de satanás impedir. Mas você fala também de uma capacidade em Deus que possuímos de direcionar um sentimento ruim, o qual não expressa o amor, através de uma escolha, por meio do uso do nosso livre arbítrio. Assim, é possível para nós escolher amar alguém e decidir expressar isso de forma verdadeira, na medida em que permitimos que o Espírito Santo nos conduza por esse caminho. Essa é a mesma dinâmica para se viver e manifestar os demais gomos que compõe o fruto do espírito. Ao invés de sair de nós a obra da carne, o desamor e a falta de compaixão, por exemplo, fluirá amor e graça. Isso certamente tem o poder sobrenatural de liberar o poder de Deus sobre as nossas vidas e a dos outros e tornar propícia toda uma atmosfera de milagres! É dessa forma que devemos andar em Espírito, como filhos de Deus, chamados, eleitos e escolhidos nele antes da fundação do mundo para sermos livres e manifestarmos as suas obras. Gostei muitíssimo da sua meditação!!!
Postar um comentário